Ourivesaria tradicional

Póvoa de Lanhoso – Ourivesaria tradicional

Localizadas nas freguesias de Travassos e Sobradelo da Goma, muito próximas do Hotel Rural Vila Joaquina, as oficinas de ourivesaria tradicional são um ex-libris da Póvoa de Lanhoso. Destaca-se e sugere-se uma visita ao Museu do Ouro na freguesia de Travassos. Peças fabricadas aqui podem ser encontradas nas ourivesarias da Póvoa de Lanhoso, quase todas com oficinas próprias, e são a melhor das compras do artesanato local.

Museu do Ouro – Situado em Travassos (6,5 km / 10 mnts do Hotel Rural Vila Joaquina), localidade do concelho da Póvoa de Lanhoso com uma longa tradição na produção de ourivesaria tradicional, este museu resulta dos esforços de um ourives de Travassos, Francisco de Carvalho e Sousa, que, ao longo de 50 anos de actividade, recolheu objectos de ouro, utensílios, mobiliário e bibliografia relativos à arte. O Museu está instalado numa antiga oficina de ourivesaria da Casa de Alfena (hoje convertida numa unidade de Turismo de Habitação), e faz parte de um conjunto de velhas oficinas, a mais recente das quais data de 1742. Horário: de terça a domingo, das 14 às 17.30 horas. Mais informações no site do Museu do Ouro.

Oficina do Ouro – Situada em Sobradelo da Goma (8,5 km / 15 mnts do Hotel Rural Vila Joaquina), é também um local que pode visitar e conhecer in-loco as técnicas de produção de filigrana artesanal. Solicite uma visita no site da Oficina do Ouro.

No Turismo de Póvoa de Lanhoso encontrará exposições permanentes e informações mais detalhadas acerca desta extraordinária arte. Veja também no site da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso.


Publicado em:2019-03-04  -  Categoria:Região - Outras